quarta-feira, 29 de abril de 2009

Centro Cultural e Cientifíco do Tejo





Agendámos para 16 de Maio, das 10,00 horas até às 17,00, na Biblioteca Municipal do Barreiro, o seminário “ Os caminhos do Tejo”.

Esta iniciativa inscreve-se na recuperação do valor que o Rio teve e tem, na história, na economia e na cultura, não só da Região Ribeirinha, como nos seus reflexos nas ordenações territoriais e económicas do País.

Começámos assim por contactar com um variado grupo de especialistas em história, geografia, arquitectura, economia, sociologia, antropologia, engenharia, etc., perguntando-lhes o seu ponto de vista sobre a realidade do rio e das suas populações ao longo do tempo, bem como qual seria a sua visão para o futuro.

Dessas conversas resultou a ideia de avançar com a criação de um Centro Cultural e Científico do Tejo. O conceito central seria o de, a partir de núcleos museológicos vivos – ex: Navegação e Descobrimentos; Corticeiro; Ferroviário; Industrial e ambiente – chegarmos a um Centro de Informática e Documentação que viesse a centralizar o conhecimento produzido na e para a zona dos Rios Coina e Tejo.

O projecto embora ambicioso é conseguível. Basta, para tanto, que, ultrapassando o círculo sempre restrito do nível partidário, soubéssemos abrir esta iniciativa às forças vivas da comunidade.

Foi o que fizemos. Aprofundámos e ampliámos os contactos com os especialistas e orientámo-nos para o seminário acima anunciado, onde, esperamos, novos contributos venham a ser dados para a consolidação deste empreendimento sociocultural que, senão pela sua génese, pela sua prossecução será património, assim o cremos, de todas as comunidades ribeirinhas.

Sobre a constituição das mesas e painéis do seminário, daremos, brevemente, notícias.

Sem comentários: