quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Conferência de Imprensa - 1 de Fevereiro 2010

Apresentação da nova Concelhia do BE-Barreiro,

eleita a 9 de Janeiro 2010













Constituição da Concelhia BE-Barreiro:
Ana Paula da Costa
André Soares
Carlos Correia
Humberto Candeias
Manuel Sabino
Maria do Rosário Vaz
Maria Jorgete Teixeira
Maria José Marques
Mário Durval

                  Secretariado:

                  • Ana Paula da Costa
                  • André Antunes
                  • Manuel Sabino
                  • Maria do Rosário Vaz

                  Intervenção de Rosário Vaz - (Secretariado da Concelhia)

                  Depois de, um curto espaço de tempo, termos sido chamados às urnas, por três vezes, em 2009, não podemos deixar de constatar que este foi um ano de afirmação do Bloco de Esquerda, enquanto força partidária, e de confirmação da justeza das suas propostas, quer a nível europeu, quer a nível nacional, quer a nível autárquico.

                  Tendo em consideração a sua ainda curta experiência, mas a importância que atribuímos ao trabalho de proximidade com os cidadãos, é, efectivamente a nível autárquico que o Bloco pensa ter um caminho a fazer e a aprofundar.

                  Por essa razão, o BE-Barreiro iniciou um processo de mudança que já começou a ter visibilidade: passou a sua sede de um espaço fechado e pouco visível para um lugar que é, para nós paradigmático do Barreiro que precisa de mudar. Estamos agora sediados no Barreiro Velho e queremos, com isso, significar a valorização desta zona nobre da cidade e, a partir daqui, iniciar novos processos de intervenção.

                  Para além da mudança de sede, elegemos uma nova concelhia, tendo em conta os novos desafios que se nos colocam. Um deles tem a ver com a aposta no trabalho com os jovens e, por isso, da faz concelhia faz parte, pela primeira vez, um jovem. Outro aspecto visível nesta nova concelhia, tem a ver com as questões organizativas internas, facto que consideramos da maior importância para esta nova etapa do BE-Barreiro. Sinal dessa organização é a presença nesta Conferência de Imprensa, de um grupo de 4 pessoas que constituem o Secretariado da Concelhia. A concelhia tem 9 pessoas, e destacamos que 4 são mulheres, e temos a certeza de que, no seu todo, ela será a garantia de um conjunto alargado de valências e capacidades de intervenção local, desde a mais directamente ligada ao trabalho autárquico, até ao trabalho em problemáticas como a Saúde, o Ambiente, a Educação e Cultura, etc.

                  O BE-Barreiro assume como um grande desafio o contributo a dar no perspectivar da nova cidade que se adivinha poder vir a nascer no enquadramento, em sentido lato, do Arco Ribeirinho Sul, com todos os investimentos programados neste contexto.

                  É para o BE-Barreiro uma grande motivação de trabalho, a valorização e o destaque das múltiplas potencialidades do Tejo, continuando a trabalhar no sentido da criação de um Centro Científico e Cultural do Tejo, questão que já foi objecto de discussão pública, num Seminário realizado, implementado por nós, no passado 2009.

                  É claro, portanto, que o BE-Barreiro está apostado na mudança, impondo-se a si próprio e aos que o acompanham de mais perto, um programa de acção e de forte implantação local.

                  Link para "Rostos"



                  Sem comentários: