segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sobre as eleições







1 - Legislativas
Os resultados destas eleições podem resumir-se em alguns aspectos fundamentais: cumpriu-se uma prioridade para o país, romper com a maioria absoluta do PS de Sócrates, ou seja romper com as políticas de direita de um partido que não soube respeitar o nome por que se designa e defraudou grande parte dos seus votantes habituais.

Simultaneamente, viu-se crescer uma nova esquerda em Portugal, uma esquerda que enfrenta, com coragem e determinação, as políticas da direita, lutando por uma sociedade de mais justiça social.

É o caso do Bloco de Esquerda que consegue uma votação de mais de meio milhão de votos e duplica o número de deputados, na Assembleia da República.

O eleitorado português de esquerda manifestou, nestas eleições, a sua maturidade democrática; o povo português votou no seu futuro, votando à esquerda.

2- Autárquicas
No rescaldo das eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009, é notório que o Barreiro deu uma vitória clara à CDU, a força política de maior tradição autárquica, nesta cidade. O BE saúda, por isso, Carlos Humberto por esta vitória tão expressiva.

Simultaneamente, o PS baixa fortemente o seu eleitorado e não consegue voltar a página, no sentido de retomar um mandato que foi de apenas quatro anos, na Câmara Municipal. O BE saúda os vereadores eleitos pelo PS, em particular os eleitos pela primeira vez.

O PSD, apesar da perda significativa de votantes, mantém, em geral, a representação obtida, anteriormente, nos diversos órgãos autárquicos. O Bloco de Esquerda saúda o futuro Vereador Nuno Banza, eleito pela primeira vez para a Câmara Municipal.

Entretanto, não deixa de ser preocupante que o CDS/PP continue, nas autárquicas, como já acontecera nas legislativas, a aumentar o número de votos, numa cidade assumidamente de esquerda.

O Bloco de Esquerda assume claramente não ter atingido os objectivos a que se propusera, nestas eleições: eleger um Vereador, reforçar o número de mandatos na Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, ainda que o seu resultado traduza uma importante consolidação, em geral, dos resultados obtidos nas eleições autárquicas anteriores.

A reeleição do BE, para os diferentes órgãos autárquicos, evidencia, a par do seu envolvimento na vida social, cultural e política da cidade, a persistência de uma nova força partidária, entre todas as outras, no Barreiro.

Sendo um partido com uma vida muito curta a nível do poder autárquico, considera, ainda assim, ter a capacidade necessária à construção de uma cidade mais justa, próspera e participada..

Rosário Vaz – BE
Eleita para a Assembleia Municipal

Barreiro, Outubro de 2009

Sem comentários: