segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Expectativas para o mandato






O Bloco de Esquerda espera que o próximo mandato traga uma maior relação de proximidade e participação entre os eleitos e a população. A Câmara, a Assembleia Municipal, as Juntas e Assembleias de Freguesia não podem continuar a funcionar num registo tão distante das pessoas e dos seus problemas concretos. A participação dos cidadãos nas várias sessões dos órgãos autárquicos é muito reduzida ou mesmo nula.

Em consonância constatamos a crescente e elevadíssima taxa de abstenção registada no último acto eleitoral reflectindo uma indiferença pela gestão do Concelho de cerca de metade dos eleitores. Esta realidade não pode deixar de inquietar todas as forças políticas e os seus eleitos.

Centrar as políticas e a actividade dos diferentes órgãos nas necessidades das pessoas constitui o grande desafio que se coloca a todos os órgãos autárquicos.
Nesse sentido apoiar com medidas concretas as pessoas em situação de maior vulnerabilidade por razões económicas, sociais ou deficiência não pode deixar de estar na primeira linha da actuação política.

A nossa intervenção política far-se-á no sentido da criação de contextos para a participação e co-responsabilização dos cidadãos, em todos os domínios relevantes, como é o caso da revisão do PDM.

Temos como adquirido que sem a criação de oportunidades de participação efectiva com acesso a informação permanentemente disponível, actualizada e inteligível, o desenvolvimento local sustentado não passará de uma miragem.

Humberto Candeias

Sem comentários: