quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UMA POLITICA DESPORTIVA PARA O BARREIRO




É voz corrente dizer que o Barreiro tem um grande movimento associativo. Se no que em número de colectividades é verdade, em actividade desportiva já é discutível.
A projecção de um concelho no panorama desportivo nacional e internacional é, e será sempre medida pela quantidade e qualidade dos títulos obtidos pelas modalidade praticadas pelos Clubes.
Uma politica desportiva concelhia deverá ter duas vertentes, a interna e a externa sendo que quanto melhores resultados tiver a actividade desportiva interna, melhor se terá na externa.
A política desportiva interna deverá passar pelo apoio à actividade dos clubes, mas nunca baseada na subsídiodependência.
Este apoio deverá assentar na realização de contratos programa no apoio á formação, e no apoio á realização de competições entre os Clubes.
A aprovação do regulamento de apoio ao movimento associativo foi um passo positivo.
Os intervenientes no MA não devem é deixar o documento como está, pois que como tive oportunidade de referir na reunião de discussão realizada no Lavradio, o desafio seguinte é por a máquina a funcionar, detectar dificuldades e como as ultrapassar no sentido de melhorar o documento e a transparência que se quer para a sua aplicação.
É necessário a apresentação por parte da autarquia de um relatório sobre a aplicação do regulamento em causa e bem assim de uma reunião com o MA para análise do mesmo.
A politica desportiva externa deverá passar pelo apoio aos Clubes que nos campeonatos das Federações Nacionais e Internacionais conquistem lugares de podium.
Deverão ser definidas quais as modalidades desportivas a serem tidas em consideração.
Será disponibilizada para cada época uma determinada verba e definidas as percentagens a atribuir a cada lugar de podium consoante se trate de campeonato nacional ou internacional.
Esta seria uma maneira de premiar o esforço dos clubes e reconhecer aqueles que no desporto projectam o nome da cidade no país e no estrangeiro.
A politica externa do município do Barreiro, deverá igualmente passar pela realização de eventos desportivos, regulares ou não, que projectem o nome da cidade no país e no estrangeiro.

Manuel Sabino
BE Barreiro

Sem comentários: